Rádio JOVEM PAN

100.9. Jovem Pan São Paulo

Ouvir

Pop / Rock Nacional

Fresno

Biografia

Biografia

Os quatro gaúchos de Porto Alegre definem o próprio som como: Roquenrol Emotivo Portoalegrense!

Uma mistura de emo, hard core e pop, com letras de temáticas amorosas e histórias do cotidiano. Lucas Paraíba (vocal e guitarra), Vavo (guitarra), Lezo (baixo) e Cuper (bateria) formaram a Fresno em meados de 1999.

Como toda banda, os caras começaram a se apresentar em bares e festivais de colégios. Não demorou muito para eles encontrarem a forma mais simples, barata e vantajosa de divulgar o som: a internet. Eles foram um dos precursores no Brasil. O quarteto pegava dois violões, ajeitavam o microfone e se acomodavam em frente de um computador para gravar suas primeiras composições.

A gravação não era perfeita, mas se não fosse por isso, as seis faixas de O Acaso do Erro, primeira demo, não sairia em 2001. O primeiro hit emplacado pelos gaúchos em sites de downloads foi "Se Algum Dia Eu Não Acordar". Dois anos mais tarde, Quarto dos Livros é lançado. As músicas "Teu Semblante" e "Stonehenge" e "Mais Um Soldado" caíram na craça dos vários fãs que a banda já possuia.

Mas foi com a canção "Onde Está", do àlbum O Rio A Cidade A Árvore, de 2004, que a Fresno descobrir o estrelato. A faixa foi baixada por mais de 30 mil internautas, somente, no site Trama Virtual.

Com o sucesso de "Onde Está", o grupo precisou aumentar a agenda de shows. O Brasil passava, de vez, a conhecer os quatro portoalegrenses. Turnê pelo Nordeste, São Paulo e Rio de Janeiro eram as principais rotas. Agora, as coisas estão mais sérias ainda, e as histórias de amor contadas por Lucas cativou uma legião de adolescentes.

O lançamento de Ciano consolidou tudo que a banda havia feito em sete anos de trabalho independente. "Quebre As Correntes", primeiro single do novo disco tomou conta das paradas da MTV e recebeu duas indicações no VMB 2006, uma delas na mais cobiçada de todas, a Escolha da Audiência.

No final de outubro de 2006, o baixista Lezo deixou a banda por motivos pessoais. No seu lugar entrou Rodrigo Tavares (vocalista e guitarrista da banda Abril). A nova formação gravou o quinto clipe do grupo, "Alguém Que Te Faz Sorrir" e o CD DVD MTV Ao Vivo 5 Bandas de Rock

Em novembro de 2011, a banda anunciou o lançamento de um EP com quatro faixas, intitulado "Cemitério das Boas Intenções", na fanpage da banda no Facebook. Segundo os integrantes, as faixas são as melhores já feitas pela banda.

No início de 2012, a banda anunciou seu novo álbum, Infinito, para o segundo semestre de 2012, e lançou os primeiros singles deste, "Infinito" e "Maior Que As Muralhas"

Em 2013, a banda ainda teve sua participação no EMA da MTV na Europa. O evento aconteceu em Amsterdã, na Holanda.

Curiosidades

Curiosidades

- As primeiras músicas da banda foram gravadas pelo microfone dos computadores dos integrantes;

- A Fresno gravou todos seus três discos de forma independente;

- A comunidade oficial do grupo possui quase 1 milhão de fãs;

- Entre os fotologs de banda do Brasil, o fotolog.net/fresnorock é um dos mais acessados.

Discografia

Discografia 

 

Infinito (2012)

Revanche (2010)

Redenção (2008)

MTV Ao Vivo 5 Bandas de Rock - Com NX Zero, ForFun, Hateen e Moptop (2007)

Ciano (2006)

O Rio, A Cidade, A Árvore (2004)

Quarto dos Livros (2003)

Fresno

Fresno

Fonte: Divulgação

Fresno

Fresno

Fonte: Divulgação

Fresno

Fresno

Fonte: Divulgação

Fresno

Fresno

Fonte: Divulgação

Fresno

Fresno
Fresno
Fresno
Fresno